Cão-Guia: a sua importância na sociedade
É comemorado no dia 28 de abril, na última quarta-feira do mês, o Dia internacional do cão-guia. A data tem como objetivo promover a conscientização sobre as pessoas com deficiências (PcD), além de homenagear o cão-guia e seus treinadores pelo importante papel que desempenham na promoção de melhorias na mobilidade de pessoas com deficiência visual.
No Brasil, desde 2006, é regulamentada pelo Decreto Federal, a Lei Federal 11.126/2005, que garante às pessoas com deficiência visual acompanhadas do cão-guia, o acesso a espaços públicos e privados sem restrições de circulação, como o uso de focinheira para cachorros. Essa exigência não se aplica ao cão-guia, por exemplo.
Leia a seguir mais curiosidades sobre cão-guia.
Afinal, o que é um cão-guia?
Este animal é criado e treinado para auxiliar pessoas com deficiência visual em tarefas corriqueiras do dia a dia. O adestramento do animal começa na fase inicial de vida, ou seja, filhotes. O treinamento é dividido em etapas como a socialização e instrução. Tradicionalmente, usa-se cães da raça labrador e o golden retriever, porque são cachorros de médio e grande porte e possuem força para guiar seus donos. Mas, ainda assim, pode-se treinar borders e pastores alemães como opções.
Conheça as principais responsabilidades de um cão-guia
- Aguardar em silêncio o acompanhante parado;
- Ajudar o tutor a entrar no transporte público;
- Ajudar seu dono a atravessar a rua;
- Certificar-se que o seu dono não se encontre em risco de vida
- Desviar de obstáculos, como buracos, pessoas, elevações no caminho;
- Fazer com que o acompanhante fique próximo do botão do elevador;
- Guiar seu dono dentro de casa e em espaços públicos;
- Ir em qualquer direção ordenada;
- Não se distrair com outros animais ou com cheiro de comida;
- Se manter sempre à esquerda e um pouco à frente do seu dono;
O animal ainda é treinado para desobedecer ordens diretas de seus donos em caso de situações que os coloquem em risco de vida.
Trabalho é coisa séria
O animal quando está acompanhado do seu dono, ele está trabalhando. Não é legal que crianças, jovens ou adultos se aproximem do cão-guia de modo agressivo, mesmo que sem intenção. O cachorro estará sempre à frente do seu dono e do lado esquerdo. Ao se aproximar de alguém com o animal, dê preferência para o lado direito, ou seja, não fique entre o dono e seu animal. Apesar das responsabilidades atribuídas ao melhor amigo do homem, ele se aposenta entre 8 ou 10 anos de idade e pode viver com a família e curtir a aposentadoria.
Conheça o Rei dos Animais!
Aqui, no Rei dos Animais, somos felizes por fazer a diferença na vida do seu pet! Nosso desejo é sempre encantar você e seu animalzinho com todo o carinho e atenção que vocês merecem.