Setembro Vermelho

segunda-feira, 26 de setembro de 2022 14:01:50 America/Sao_Paulo

Durante todo o mês de Setembro, o Brasil e outros países promovem campanhas de conscientização sobre doenças cardíacas em pets, mas a campanha  se estende também aos humanos. Originalmente Idealizada em 2014, pelo "Instituto Lado a Lado Pela Vida", a campanha escolheu setembro por se tratar do mês em que acontece o Dia Mundial do Coração (29). Segundo a entidade, a conscientização sobre as doenças cardíacas é vital para controlar o número de óbitos relacionados ao órgão, que chega a 43% no mundo.

Existem doenças cardíacas que acometem cães e gatos, independentemente do porte ou raça. Contudo, algumas raças e portes têm predisposição a doenças especificas, como Endocardiose, uma cardiopatia em que ocorre a degeneração das valvas cardíacas, sendo a causa mais frequente de insuficiência cardíaca em cães de porte pequeno 

Já os cães de raças gigantes, como os dogue alemão, cani corso, entre outras raças, possuem predisposição a doença chamada Cardiomiopatia Dilatada. É uma doença do músculo do coração que impede o bombeamento adequado de sangue para o corpo, causando complicações como arritmias, coágulos de sangue e morte súbita.

Além disso, ainda existe uma doença chamada Dirofilariose, também conhecida, como verme do coração. Essa doença é considerada uma zoonose grave, podendo inclusive levar o pet a óbito e que além de ocorrer em cães, atinge gatos. Essa doença pode acometer todos os portes e raças de animais e seres humanos em todas as idades. 

 

Quais os sintomas? 

Cada cardiopatia possui suas particularidades, sobretudo em animais de diferentes portes e raças, mas os seus sintomas são muito parecidos. 

Apatia;

Desmaios; 

Falta de apetite;

Falta de ar;

Língua e mucosas com a cor roxa

Perda de peso;

Respiração acelerada;

Tosse seca.

Identificou algum desses sintomas no seu pet? Leve-o ao médico-veterinário para ter um diagnóstico mais assertivo.

Mas, afinal, como prevenir?

Existes inúmeras formas de prevenção a doenças cardiovasculares. Isso porque, o coração é um musculo. Assim como todos os outros músculos, pode ser exercitado, melhorando a sua atividade vital e prevenindo doenças.  Além disso, a alimentação rica em vitaminas e proteínas, associada ao baixo consumo de sódio e a prática de exercícios é benéfico ao órgão. Ainda que esses cuidados sejam feitos, você precisa levar o seu animal de estimação ao médico-veterinário para realizar consultas preventivas.

Conheça o Rei dos Animais!

Aqui no Rei dos Animais somos felizes por fazer a diferença na vida do seu pet!  Nosso desejo é conseguir sempre encantar a você e seu animalzinho com todo o carinho e atenção que vocês merecem.