Dia Mundial do Gato: a origem e principais cuidados
Dia Mundial do Gato: Veja se você sabe tudo sobre a origem e alguns cuidados animais
Para cuidar bem do seu gato é preciso saber tudo sobre o universo felino. Confira a seguir a origem e algumas dicas de cuidado e bem-estar animal.
Você sabia que hoje (17) é comemorado o Dia Mundial do Gato? Provavelmente, você já visitou a casa de um amigo ou familiar e encontrou o felino deitado no sofá, dentro de caixas ou em cima dos móveis, não é mesmo? Não é de se espantar que o gato é um dos animais de estimação mais populares no Brasil. Segundo o IBGE, vivem hoje no país 22 milhões de gatos e a previsão é que esse número ultrapasse 30 milhões até o final deste ano. O País ocupa o terceiro lugar com maior população de animais domésticos, sendo 23,9 milhões de pets.
Você já se perguntou qual é a origem dos gatos?
Embora não tenha uma resposta exata, acredita-se que a origem dos felinos esteja datada de 160 mil anos atrás. Em 2007, a revista científica “Science” publicou um estudo sobre o tema, segundo os cientistas, todos os gatos do mundo têm um ancestral em comum: o Felis silvestris lybica. Estudos apontam que os gatos domésticos e os selvagens cruzaram tanto entre si que hoje é praticamente impossível distingui-los geneticamente.
A domesticação dos felinos ocorreu entre 10 mil e 12 mil anos atrás onde hoje é o Oriente Médio (antiga Mesopotâmia). Entretanto, há quem diga que esse processo ocorreu no Egito, isso porque há registros históricos que mostram gatos e humanos convivendo em harmonia. O processo de domesticação intriga estudiosos até hoje, e acredita-se que os domésticos foram “domesticados” antes de reproduzirem com gatos selvagens. A teoria ganhou força porque o gato selvagem é extremamente agressivo, comportamento oposto ao seu semelhante.
08 dicas infalíveis para cuidar do seu gato:
Veja a seguir 8 dicas de cuidados felinos, afinal seu gatinho merece ser tratado como rei.
01. Alimentação: fique atento às necessidades dos felinos porque cada fase necessita de uma alimentação balanceada.
02. Caixa de areia adequada para o tamanho do seu pet;
03. Cama: seu pet precisa de um local para chamar de seu;
04. Crie locais para o cochilo da tarde! Os gatos gostam de dormir à tarde, por isso deixei sempre à vista do felino caixas onde ele consiga entrar e tirar o cochilo;
05. Lembre-se de colocar tela protetora nas janelas e sacadas, principalmente se você mora em prédios. A segurança do felino precisa estar em 1° lugar, sempre!
06. Proporcione um ambiente interativo com brinquedos para o seu gato. Assim, ele pratica exercícios e mantem em dia a saúde.
07. Unhas e pelos: cuidado ao cortar as unhas do felino, lembre-se que o indicado é levá-lo ao veterinário para que o corte não o machuque. Escovar os pelos do animal ajuda na hora do banho e evita a produção de bolas de pelos;
08. Vacinação: lembre-se de levá-lo ao veterinário regularmente, além de manter as vacinas e remédios para vermes em dia.
Conheça o Rei dos Animais!
Aqui no Rei dos Animais somos felizes por fazer a diferença na vida do seu pet! Nosso desejo é conseguir sempre encantar a você e seu animalzinho com todo o carinho e atenção que vocês merecem.